Pão Caseiro


O fazer o pão em casa surgiu há uns anos quando começou a haver no mercado a MFP e fazia regularmente...em casa para 2 mas com o tempo tive oportunidade de adquiri uma batedeira industrial quer dizer um pouco maior de capacidade leva cerca de 8 kg a 10 kg de farinha não mais que é uma boa aliada para quem gosta de pão como os cá de casa...e para quem tem um forno de lenha.

Na altura levei um pouco de tempo a tentar perceber a ciência do pão na batedeira, umas vezes ficava tipo duro outras não crescia bem levou o seu tempo (muita massa estragada e reclamação de quem provava)...até que um dia um padeiro entrou na cozinha da minha mãe e eu preparava-me para fazer novamente (pois a batedeira não foi propriamente barata para estar parada) aí pedi se poderia-me ensinar pois estava difícil conseguir acertar, e digo-vos era um erro tão simples que fiquei sem palavras...
Este erro vinha porque estava a colocar o fermento na altura errada.

Simples o fermento é o ultimo a ser colocado na massa que já tem que estar elástica e é que recebe o fermento e bate-se novamente (processo de batedeira)

Hoje quando faço pão na minha CC ou Bimby mas o processo é um pouco diferente tanto na água como com o fermento (que vou explicar em cada item em baixo)

O máximo de água que deve levar por cada kg de farinha de trigo é 700 ml de água.

Um bom pão quanto mais levedar melhor claro que dito por um padeiro...

As receitas que apresento dão para fazer na Batedeira e CC na Bimby terá que ser metade da receita....

 


Ingredientes :
 
Estas quantidades podem fazer por metade em proporcionalidade.... tanto como fermento... desde que a massa fique elástica não há necessidade de colocar 20 gr por 500 gr de farinha...com o tempo optei por reduzir e fica ótimo...mas façam a experiência...
O fermento seco já existe no mercado a 7 gr da marca fermipan para as 500 gr de farinha....

Receita 1
900 gr de farinha T 65
100 gr de farinha centeio
700 ml água
1 colher de chá sal
20 gr de fermento padeiro 11 gr fermento seco

Receita 2
800 gr farinha T65
100 gr farinha centeio
100 gr farinha integral
700 ml água
1 colher chá de sal cheia
20 gr fermento padeiro ou 11 gr fermento seco

Receita 3
1 kg farinha T65
700 ml água
1 colher de chá de sal
20 gr fermento padeiro ou 11 gr fermento seco

Cuisine Companion
 
Este processo todo descriminado é como eu faço e os cuidados que tenho com 1 kg de farinha mas quem fizer a metade da receita ao fim de adicionar o fermento é deixar terminar o programa...
 
Colocar o acessório amassar/triturar com água e sal (fig 1), aquecer vel 3/35 graus/3 minutos.
Adicionar a farinha e com auxilio da espátula empurrar para baixo a farinha para envolver com água (fig 2) isto porque é muita quantidade de farinha e amassar em "Pastry" P1, passado 30 seg parar e fica como na (fig 3) fazer novamente mas só 20 seg e com a espátula colocar a farinha para o fundo e adicionar o fermento (fig 4 e 5) e amassar novamente mais 20 seg e novamente colocar a massa para baixo (fig 6) fazer novamente 20 em 20 seg até terminar o programa isto para evitar o SECU mas poderá vir a acontecer pois é uma massa de kg ( se acontecer deixar fazer o processo dos 30 minutos não desligar a máquina pff).
A massa está elástica na (fig 7).   
Por fim retirar a lâmina e pode deixar a levedar na taça a 30 graus/ 1 hora (fig 8).
Eu por norma coloco numa taça com um pouco de farinha no fundo e cubro com um pano e deixo levedar num local seco por cerca de 2 horas mas poderão faze-lo só numa 1 hora fica ao vosso critério...
Depois moldar bolinhas ou duas bolas de 650 gr cada como fiz na (fig 9) ou até só uma bola grande...
E deixar levedar novamente 30 minutos.
Levar ao forno pré aquecido 220ºC.

















Batedeira

Na batedeira colocar as farinhas e sal misturar bem. Adicionar água aos poucos e poucos até começar a deslocar-se da taça depois adicionar o fermento esfarelado ( não misturar mais água ) bater bem novamente até formar uma massa que se desloca das paredes e que ao fazer pressão com o dedo ceda bem.
Deixar levedar por 2 horas ou mais em local seco sem correntes de ar.
Moldar bolas ou bola inteira ou 2 pães de 650 gr cada um mais ou menos e deixar levedar novamente por 30 minutos . Levar ao forno pré aquecido a 220ºC.
Ou em forno de lenha....
 
Bimby
 
Receita 1
450 gr de farinha T 65
50 gr de farinha centeio
350 ml água
1 colher de chá sal
12 a 15 gr de fermento padeiro 7 gr fermento seco

Receita 2
400 gr farinha T65
50 gr farinha centeio
50 gr farinha integral
350 ml água
1 colher chá de sal cheia
12 a 15 gr fermento padeiro ou 7 gr fermento seco

Receita 3
500gr farinha T65
350 ml água
1 colher de chá de sal
20 gr fermento padeiro ou 11 gr fermento seco


Colocar no copo água e o fermento 2 minutos/37 graus/vel 2.
Adicionar a farinha e o sal e programar 2 minutos/vel Espiga, retirar para uma taça com farinha no fundo e moldar uma bola, tapar com um pano e deixar a levedar 2 hora num local seco  ou fazer logo a bola e colocar num tabuleiro com papel vegetal.
Caso coloquem na taça a levedar, é fazer ima bola e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixar levedar novamente 15 minutos. 
Levar a cozer por 30 minutos.

 

 

Comentários

  1. Eu sou louca por pão! Não há nada que me tire mais do sério do que pão quente acabado de fazer. Por isso é que muitas vezes acabo por não fazer para não cair em tentação pois não resisto a comer ainda quente barrado com a minha manteiga açoriana! Cresci a ver a minha mãe fazer pão, mas infelizmente não domino a técnica tão bem como ela! Mas vou-me desenrascando! E pão cozido em forno de lenha é outra categoria! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu aprendi mas os meus adoram eu devoro pão...não preciso de mais nada só uma bela fatia dele bjs

      Eliminar
    2. Obrigado eu aprendi mas os meus adoram eu devoro pão...não preciso de mais nada só uma bela fatia dele bjs

      Eliminar

Enviar um comentário