Bolo Russo

este bolinho foi o deste domingo cheio de chuva que apetecia algo saboroso acompanhado com um belo chá....
Como me foi dado um Pantagruel de 1955 pela minha madrinha fui dar uma espreitadela nos bolinhos e este pareceu me muito bem...


E não é que é tão saboroso é pena que a minha forma com o tenha agarrado pois já fez isto noutros bolos vou ter que encosta-la há boxe enfim...

Ingredientes:

250 gr de açúcar

200 gr de manteiga com sal
225 gr de farinha com fermento (penso que na altura não usavam pois só dizia trigo)
7 gemas
4 claras de ovo
1 cálice de conhaque não tinha coloquei Tijuana

1 colher de sopa de fermento
raspa de 1 laranja

Colocar o acessório batedor com 1 ovo e 6 gemas, açúcar vel 8, 12 minutos para formar um creme esbranquiçado... 
Entretanto numa taça levar a manteiga a derreter no microondas por cerca de 2 minutos na potencia média..
Adicionar ao preparado de gemas e vel 8, 3 minutos... 
Quando faltar 1 minuto pelo bocal juntar as raspa e licor...deixar terminar.
Bater as 4 claras na outra taça com batedor vel 7 por 4 minutos mais ou menos ir vendo ou com varas ou no speedychef da tupperware que nestes casos e muito pratico e rápido...

Depois e colocar a farinha e fermento na massa de gemas e envolver com espátula prefiro os bolos para mim ficam diferentes mania poderão fazê-lo na vel 4 por 20 seg... 

Por fim envolver as claras de baixo para cima para dar ar ao bolo...
Levar numa forma untada com spray ou manteiga levar ao forno os primeiro 15 minutos a 180ºC e depois reduzir para 170ºC
Desenformar depois de frio...



Comentários