Folar de Canela



Eu como fiz este folar á uns anos pois face lembrou-me a minha memória então hoje decidi fazer novamente mas não consegui tirar foto quando cheguei já tinha ido metade o meu pai adora e a minha mãe também e como estava quentinho e apanharam-me fora do trabalho toca de comer enfim ralhei mas não valia a pena já estava...mas queria deixar a receita porque me pediram...e não vou fazer novamente falta de tempo...

Eu nunca faço folares porque tem uma razão muito simples forneço algumas creches infantis e eles fazem para angariar fundos e vendem claro vem ter comigo e eu fico por vezes com dois ou mais...

Na minha zona é um folar de massa brioche com um ovo no meu como deixo fotografia de quem me vendeu muito bom por sinal...
  
Feito pela Creche
 
Vamos á receita que já tem uns anos e é de uma revista Clássicos da Cozinha Portuguesa....
Na altura fiz na batedeira agora na bimby... 
 
Ingredientes:
 
600 gr de farinha T65
150 gr de açúcar
80 gr de manteiga amolecida (usei margarina bolo rei há temperatura ambiente)
2 dl de leite só coloquei 1,7 dl ( a laranja tinha bom sumo)
1 ovo
sumo de 1/2 laranja e raspa de uma
30 gr de fermento padeiro
pitada de sal
 
Recheio:
80 gr de açúcar
1 colher de sopa de canela
 
Cobertura:
1 gema + 2 colheres sopa de leite
 
No copo da bimby colocar 60 gr de leite, 100 gr de farinha e 30 gr de fermento 2 min/ vel espiga.
Retirar e deixar levedar numa taça.
Colocar a restante farinha com açúcar, ovo, sal, margarina, sumo e raspa de laranja e o leite programar 3 min/ vel espiga. (Se ficar mole colocar um pouco mais de farinha tem que ficar tipo briche descolar das paredes)
Depois juntar a massa leveda e programar 4 min/ vel espiga.
Deixar levedar numa taça por cerca de 40 minutos.
 
Untei uma forma redonda como na foto com spray e dividi a massa em três.
Coloquei a massa depois uma parte do recheio outra massa depois recheio e por fim a massa restante. deixar levedar 30 minutos.
 
Aquecer o forno 180ºC, Pincelar com a cobertura e levar ao forno até cozer...


Comentários