Bolo de Claras e Coco

Há cerca de 1 ano recebi um Pantagurel de 1955 oferecido pela minha madrinha é uma relíquia pois tem receitas antigas que nos dias que correm são colocadas em prática receita nº 1850.
Foi o que eu fiz com esta que deixo-vos hoje... alterei a amêndoa que não tinha na altura e substitui por coco um ingrediente que adoro por sinal.
Ficou maravilhoso o sabor da manteiga com o coco é algo e comer e continuar sem parar...
O bolo não é muito grande pois com as claras não cresce muito mas não deixa de ser uma excelente opção.

Ingredientes:

250 gr de açúcar ( fiz com 180 gr)
125 gr de farinha de trigo T55 sem fermento
125 gr de manteiga sem sal (temperatura ambiente)(ou derreter um pouco no microondas)
80 gr de amêndoa (usei 100 gr de Coco)
7 claras de ovos
1 colher de chá fermento
3 colheres de sopa de açúcar pilé ( em pó) não usei ninguém aprecia 

Aquecer o forno a 180ºC

Cuisine Companion

Com o acessório batedor colocar as claras e bater na vel 7/7 minutos, sem tampa de vapor. Reservar.
Sem lavar a taça colocar o açúcar com a manteiga na vel 6/ 4 minutos, sem tampa de vapor.
Adicionar o coco, farinha com o fermento já pré envolvido e com auxilio de uma vara de arames envolver bem alternado com as claras em castelo.
Colocar numa forma untada com spray e levar ao forno a cozer fazer teste do palito o meu demorou 30 minutos.
Decorar com açúcar em pó.

Caso prefiram utilizar a amêndoa ela é só colocada por cima do bolo quando for ao forno meia triturada (não em farinha)

Bimby

Bater as claras com o auxilio da borboleta 6 minutos/vel 3.5. Reservar.
Colocar o açúcar e a manteiga e bater 4 minutos/vel 4.
Adicionar o coco, farinha com o fermento já pré envolvido e com auxilio de uma vara de arames envolver bem alternado com as claras em castelo com cuidado.
OU na 20 seg na vel 3 e depois envolver nas claras com cuidado.
Colocar numa forma untada com spray e levar ao forno a cozer fazer teste do palito o meu demorou 30 minutos.
Decorar com açúcar em pó.

Caso prefiram utilizar a amêndoa ela é só colocada por cima do bolo quando for ao forno meia triturada (não em farinha)

Batedeira

Colocar as claras e bater na velocidade máxima. Reservar.
Bater o açúcar e manteiga até obter um creme esbranquiçado.
Adicionar o coco, farinha com o fermento já pré envolvido e com auxilio de uma vara de arames envolver bem alternado com as claras em castelo com cuidado.
Colocar numa forma untada com spray e levar ao forno a cozer fazer teste do palito o meu demorou 30 minutos.
Decorar com açúcar em pó.

Caso prefiram utilizar a amêndoa ela é só colocada por cima do bolo quando for ao forno meia triturada (não em farinha)

Comentários

  1. Eu gosto muito de bolos com amêndoa, mas também adoro bolos com coco! Qualquer uma das versões me agrada! Eu também tenho o livro de Pantagruel. É daqueles que nunca passa de moda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro livros de cozinha este é a minha relíquia mais antiga que tenho já vêm na 3 geração ou seja eu espero passar para o meu filho 😍 obrigado bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá! :)

    Ótima sugestão para gastar as claras, adorei!

    Beijinhos
    Arco-íris na Cozinha | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar

Enviar um comentário