Queijada de Limão



Queijada é uma das minhas receitas preferidas fica mole tipo pudim e ao mesmo tempo consistente, neste momento ando em testes para acertar com o açúcar que uso mascavado, coco e integral que compro num supermercado chinês...
Não é de todo fácil pois leva líquido e fico sempre na duvida se têm pouco ou muito, esta queijada já a faço há muito tempo mas com outro aroma baunilha hoje troquei para limão, onde fiz um buttermilk ou lintelho... é uma junção de leite com sumo limão e deixa-se atuar durante 10 minutos.

A farinha espelta é muito nutricional em relação há trigo normal, têm glúten na mesma mas não sofre tantos processos de transformação. 

Vamos há receita...


Ingredientes:

8 ovos
125 gr de açúcar integral (antigamente usava 250 gr que exagero nem temos noção do mal que fazia e faz ainda nos dias de hoje)
130 gr manteiga sem sal
300 ml leite
sumo e raspa de um limão
60 gr farinha espelta 630 (consegue-se comprar no aldi) podem utilizar a normal


Aquecer o forno a 180ºC.
Colocar o lintelho a fazer, num copo adicionar o leite com o sumo limão reservar. Têm um aspecto no fim de queijo coalhado.
Bater ovos inteiros com o açúcar até obter uma mistura homogénea, juntar manteiga derretida no microondas bater novamente e raspa de limão.
Adicionar farinha e lintelho bater novamente.

Forrar uma tarte com papel vegetal tamanho 28 pois o liquido fica à recta, e pincelar o papel com manteiga.
Colocar a forma no forno na prateleira e depois com cuidado adicionar o liquido, pode acontecer que ao pegar na forma por ser com fundo amovível se deslocar, o liquido entornar.
Primeiros 10 minutos cozer a 180ºC depois baixar para 170ºC.
Cozer até o palito sair seco.

Comentários