Artisan Bread de Espelta


Adoro pão é a minha perdição sem dúvida, faço à muitos anos em casa, neste momento com pouco tempo para fazer um pão que têm de ser sovado então optei por fazer o Artisan Bread.
Há imensas receitas na net, mas este é o meu, nunca me deixa mal.
Simplesmente não o moldo limito-me a colocar directamente na forma já quente e levo ao forno a 225 graus.
Faço 2 a 3 vezes por semana.. Fazendo alterações na farinha uso 650, 1050 e integral, também coloco sementes no interior vou alternando .

Ingredientes :

400 gr farinha espelta 1050
100 gr farinha espelta integral
350 a 360 ml água depende das farinhas
1 colher de chá de sal
11 gr de fermento padeiro seco
1 colher café de açúcar

sementes girassol, sésamo (gergelim) branca e castanha

Colocar um pouco de água tépida numa taça pequena juntar fermento e açúcar para activar o fermento. Deixar estar pelo menos 20 minutos.
Colocar as farinhas numa taça relativamente grande, adicionar sal mexer.
Juntar água e o preparado de fermento envolver bem mas não mexer muito.
Deixar levedar tapado com um pano num local abrigado eu coloco dentro do forno.
Faço à noite e cozo de manhã ou faço de manhã e cozo à noite depende do meu tempo.
Este foi feito ontem e cozido hoje de manhã esteve a levedar 13h.
Ligar o forno a 225 graus, colocar uma taça com água no fundo do forno para dar humidade ao pão. Colocar dentro do forno a utra-pro ou outra taça ou forma desde que tenha tampa para aquecer.
Retirar polvilhar com farinha ou colocar papel vegetal como quiserem, deitar a massa de pão levedada polvilhar com sementes. Tapar e levar a cozer por 30 minutos.
Retirar tampa cerca de 5 minutos antes de terminar o tempo e programar mais 5 minutos para ficar corado, eu gosto dele pouco queimado.


Comentários